SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67O QUE ENTENDER POR FORMAÇÃO QUANDO SE TRATA DA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO?POR QUE A FILOSOFIA É NECESSÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Monica Ribeiro da. AVANÇOS E RETROCESSOS NAS RECENTES REFORMAS DO ENSINO MÉDIO: QUE RUMO TOMARÁ A ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e25514.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25514.

Neste texto trazemos uma síntese histórica das inciativas de políticas educacionais que envolveram o ensino médio brasileiro, com ênfase para as que implicaram em algum grau de reformulação curricular. O período delimitado para análise compreende desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 até o presente momento. É conferida ênfase à atual reforma, que passou a ser conhecida como Novo Ensino Médio. São analisados documentos normativos dos poderes legislativo e executivo, que compõem um conjunto de políticas curriculares nem sempre convergentes entre si, além de programas ou ações do poder executivo federal. Para efeitos de interpretação do material coligido e analisado é considerado o contexto de expansão do acesso à etapa final da educação básica. Dentre as conclusões são destacadas evidências de um período de intensas disputas em torno dos sentidos, finalidades e modo de organização do ensino médio no Brasil.

Palavras-chave : ensino médio; novo ensino médio; políticas educacionais; políticas curriculares; reformas educacionais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )