SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADA: LA EXPERIENCIA DEL CAMPUS REGISTRO DEL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULOFILOSOFÍA EN LA ESCUELA SECUNDARIA PÚBLICA DE PARANÁ: LÍMITES Y DESAFÍOS EN EL CONTEXTO DE LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. UMA EDUCAÇÃO MINGUADA: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e25472.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25472.

O texto discute a atual reforma do ensino médio, fruto de pesquisa realizada na rede estadual de ensino do Espírito Santo. O argumento principal é de que a reforma representa um projeto contenedor de acesso aos jovens ao ensino superior e regulador da permanência no ensino médio, aprofundando as desigualdades e exclusão escolar. A análise parte de estudo documental e de reflexões construídas a partir dos dados coletados empiricamente. A reforma educacional expressa um rejuvenescimento da Teoria do Capital Humano com uma nova aliança entre a economia e a psicologia, sendo um projeto de negação do direito ao trabalho para os docentes e negação do direito à educação para os discentes. A educação pública é pressionada a diminuir o seu tamanho e seu modus operandi; uma educação minguada.

Palabras clave : Novo ensino médio; Teoria do Capital Humano; Escola da escolha; Projeto de vida..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )