SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS REGISTRO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULOA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PARANAENSE: LIMITES E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. UMA EDUCAÇÃO MINGUADA: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e25472.  Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25472.

O texto discute a atual reforma do ensino médio, fruto de pesquisa realizada na rede estadual de ensino do Espírito Santo. O argumento principal é de que a reforma representa um projeto contenedor de acesso aos jovens ao ensino superior e regulador da permanência no ensino médio, aprofundando as desigualdades e exclusão escolar. A análise parte de estudo documental e de reflexões construídas a partir dos dados coletados empiricamente. A reforma educacional expressa um rejuvenescimento da Teoria do Capital Humano com uma nova aliança entre a economia e a psicologia, sendo um projeto de negação do direito ao trabalho para os docentes e negação do direito à educação para os discentes. A educação pública é pressionada a diminuir o seu tamanho e seu modus operandi; uma educação minguada.

Palavras-chave : Novo ensino médio; Teoria do Capital Humano; Escola da escolha; Projeto de vida..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )