SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue67UNA EDUCACIÓN EXIGUA: EL PROYECTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE LA REFORMA DEL SECUNDARIO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

HORN, Geraldo Balduino; MASTEY, Avanir  and  REZENDE, Edson Teixeira de. A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PARANAENSE: LIMITES E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e25488.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25488.

Este texto analisa a experiência da luta política pela manutenção da Filosofia no Ensino Médio no Paraná, com ênfase no período pós-aprovação do Novo Ensino Médio. Inicialmente, apresenta um diagnóstico das políticas públicas ultraliberais implantadas no Paraná nos últimos anos e, sobretudo, do processo de plataformização e seus impactos na prática pedagógica. Mostra como as “sequências didáticas” (aulas prontas) e o controle do fazer pedagógico exercido por meio de RCO+Aulas e da observação das aulas in loco retiram a autonomia da prática docente, produzindo, ao mesmo tempo, precarização na carreira e um adoecimento nunca visto. Em seguida, o texto analisa a reação de alguns setores organizados da sociedade à reforma após a sua implementação, à medida que percebem as contradições e seus impactos no cotidiano escolar. Tomando como referência para a análise documentos oficiais, manifestos, cartas, depoimentos e manifestações de entidades e grupos de pesquisa, o estudo é realizado à luz das categorias “totalidade” e “ser social”, com o intuito de perceber as contradições presentes no contexto das políticas educacionais e curriculares implantadas no Paraná nos últimos anos.

Keywords : ensino de filosofia; ensino médio; Paraná; plataformização; políticas educacionais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )