SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67A MEAGRE EDUCATION: THE POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT OF THE HIGH SCHOOL REFORM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

HORN, Geraldo Balduino; MASTEY, Avanir  y  REZENDE, Edson Teixeira de. A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PARANAENSE: LIMITES E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e25488.  Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25488.

Este texto analisa a experiência da luta política pela manutenção da Filosofia no Ensino Médio no Paraná, com ênfase no período pós-aprovação do Novo Ensino Médio. Inicialmente, apresenta um diagnóstico das políticas públicas ultraliberais implantadas no Paraná nos últimos anos e, sobretudo, do processo de plataformização e seus impactos na prática pedagógica. Mostra como as “sequências didáticas” (aulas prontas) e o controle do fazer pedagógico exercido por meio de RCO+Aulas e da observação das aulas in loco retiram a autonomia da prática docente, produzindo, ao mesmo tempo, precarização na carreira e um adoecimento nunca visto. Em seguida, o texto analisa a reação de alguns setores organizados da sociedade à reforma após a sua implementação, à medida que percebem as contradições e seus impactos no cotidiano escolar. Tomando como referência para a análise documentos oficiais, manifestos, cartas, depoimentos e manifestações de entidades e grupos de pesquisa, o estudo é realizado à luz das categorias “totalidade” e “ser social”, com o intuito de perceber as contradições presentes no contexto das políticas educacionais e curriculares implantadas no Paraná nos últimos anos.

Palabras clave : ensino de filosofia; ensino médio; Paraná; plataformização; políticas educacionais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )