Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Childhood & Philosophy
versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987
Resumo
MARZIO, Darryl Matthew De. O que acontece nos textos filosóficos: a teoria e a prática de matthew lipman do texto filosófico como modelo. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.13, pp.29-47. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.00001.
Este artigo explora a noção de Matthew Lipman de texto filosófico como modelo. Argumento que a visão de Lipman do texto filosófico reúne as formas textuais expositivas e narrativas de uma maneira destacada - não no sentido de que a tensão entre a narrativa e a expositiva foi superada de uma vez por todas, mas no sentido em que a forma expositiva e a narrativa são colocadas em relação dentro da própria forma narrativa. A partir da leitura de Foucault das Meditações de Descartes, argumento que as novelas filosóficas de Lipman cumprem função tanto demonstrativa quanto ascética, nos permitindo situar as novelas de Lipman na história do discurso filosófico, como também nos permitem apontar para o papel da criação de textos, e currículos filosóficos no futuro.
Palavras-chave : currículo; textos filosóficos; narrativa; Matthew Lipman; Michel Foucault.