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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

NORTHWEST, Jana Mohr Lone. Perguntas e a comunidade de investigação filosófica. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.13, pp.75-89. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.00003.

Matthew Lipman escreveu que "perguntar é o fio mais cortante da investigação". Isto reflete a primazia da pergunta na comunidade de investigação filosófica. O ponto central do potencial transformador da filosofia é o engajamento do estudante em um diálogo estabelecido pelas perguntas que mais apareceram no grupo e a tentativa colaborativa de construir sentidos e cultivar entendimento profundo. A responsabilidade dada aos alunos de escolherem a questão para começarem suas discussões destaca a natureza democrática da comunidade e sinaliza a existência, na investigação, de questões que deixam os estudantes perplexos. Existe uma relação significativa entre ter a questão escolhida pela criança para discussão e o papel da modéstia epistemológica - e o reconhecimento de que todos os membros do grupo, incluindo o facilitador, são falíveis e sustentam pontos de vista que podem ser errôneos no final - na comunidade de investigação filosófica. Para encorajarmos as crianças a se engajarem no que Lipmam chamou de "questionamento criativo", é essencial que possamos confiar em seus julgamentos e sustentar o cultivo das suas inclinações para fazerem perguntas.

Palavras-chave : questionar e investigar; comunidade de investigação filosófica; escolha de questão (ões); modéstia epistemológica; conversação autêntica.

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