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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

STRIANO, Maura. A comunidade de investigação filosófica como uma matriz social e cognitiva. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.13, pp.91-102. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.00004.

De acordo com Matthew Lipman, a comunidade de investigação filosófica pode ser entendida como uma matriz social que gera uma variedade de relações sociais e desenvolve o marco das matrices cognitivas, cujos resultados são relações cognitivas. A partir desta perspectiva, a comunidade, entendida como uma estrutura tanto existencial como social, é a base para a emergência e o desenvolvimento do pensamento complexo, que envolve os processos cognitivos críticos, criativos e de cuidado. Uma comunidade volta ao plano das relações e interações desenvolvidas pelo reconhecimento e aceitação das referências culturais, ideológicas, religiosas e sociais, plano com o qual cada membro do grupo se identifica, e que mostra as razões deles para formar um grupo. As comunidades geram relações de engajamento, compartilhamento e entendimento que são a base para o hábito do pensamento cuidadoso, mas elas são também o contexto que gera processos de contínuas construções, re-construções e validações dos sentidos e sensibilidades compartilhados, que são a base para o pensamento crítico. Em um contexto de comunidade, a dinâmica entre individual-individual e individual-grupo é tanto a expressão quanto a administração de conflito e oposição, e a construção de novas formas de existência, expressão e cognição que permitem o surgimento de pensamentos capazes de composição, integração, salto qualitativo, superando e transcendendo fases, gerando, então, criativas formas de pensar. Como tal, a comunidade de investigação filosófica representa uma martriz socio-relacional que é inseparável no epistêmico e no existencial, e que reverbera com novas conexões que se constrõem entre objetos, pessoas e o mundo em permanente circuito, as quais permitem a geração continua de novos sentidos e significados. Por essas razões, a comunidade pode ser estendida a muitos outros contextos diferentes daqueles que envolvem o ensino do pensamento complexo a crianças e adolescentes, incluindo um desenvolvimento comunitário.

Palavras-chave : comunidade; investigação filosófica; pensamento complexo; matriz social; relações sociais; relações cognitivas.

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