SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Pragmatismo e a comunidade de investigação"Enganando a natureza": matthew lipman e os prolegomena para uma pedagogia da ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SILVEIRA, Renê José Trentin. O programa de filosofia para crianças de matthew lipman: uma concepção liberal da educação. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.13, pp.121-139. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.00006.

O presente artigo pretende demonstrar que o Programa de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman, fundamenta-se numa concepção liberal da relação entre educação e sociedade, concepção da qual decorre o caráter idealista e "não-crítico" de sua pedagogia. Para tanto, apresenta-se inicialmente uma breve caracterização dessa concepção, enfatizando-se a "missão redentora" e de equalização social por ela confiada à escola. Em seguida, procede-se à descrição sumária de alguns dos principais aspectos constitutivos do Programa de Lipman, para, posteriormente, explicitar-se a forma pela qual ele incorpora o ideário liberal da educação como "redentora". Finalmente, discutem-se algumas das implicações políticas e ideológicas dessa incorporação. Cabe esclarecer que a reflexão aqui apresentada não se refere a nenhuma das práticas atuais de filosofia com crianças, mas às posições do próprio Lipman expressas fundamentalmente em duas de suas obras mais importantes: A filosofia vai à escola e O pensar na educação.

Palavras-chave : filosofia para crianças; ensino de filosofia; filosofia e educação; Matthew Lipman.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )