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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

OLIVERIO, Stefano. "Enganando a natureza": matthew lipman e os prolegomena para uma pedagogia da ciência. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.13, pp.141-160. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.00007.

Este artigo explora o papel que a idéia de ciência joga dentro da aproximação lipmaniana de investigação. De um lado, parece que Lipman compartilha uma visão tipicamente moderna de uma visão "antagonista-metacientífica" da filosofia (de uma maneira quase Arendtiana ou Kantiana), opondo o trabalho científico à investigação filosófica. Por outro lado, ele modela sua idéia de comunidade de investigação filosófica baseado na construção teórica "Peirceana-Deweyana" de comunidade de investigação, a qual se refere exatamente ao trabalho científico. E - o que é ainda mais significativo - é somente capitalizando a origem científica de sua construção que Lipman pode reestabelecer a tradição socrática da filosofia como prática dialógica. Contudo, a relação de Lipman com a ciência é ainda mais complexa: ele compreende ciência como um projeto de "enganação e superação da natureza". Remontando a origem dessa metáfora ao dito de Heráclito "a natureza ama se esconder" (physis kryptesthai philei) e da interpretação de Francis Bacon dos mitos antigos, e confrontando-as à idéia kuniana de ciência normal como resolução de problemas, torna-se claro que Lipman reconhece o caráter "reflexivo" - isto é, o filosófico - da ciência e a necessidade de um pensamento complexo na própria ciência como uma dimensão básica para seu desenvolvimento. Contra o plano de fundo dessas análises, este artigo aponta para a possibilidade de uma pedagogia da ciência na vertente lipmaniana.

Palavras-chave : comunidade de investigação; pedagogia da ciência; Matthew Lipman; prática filosófica; Peirce; Dewey.

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