SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14El papel de la escuela en la prisión: saberes y experiencias de alumnos y maestrosDiversidad social en la escuela: un tema que enfrenta el silencio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SULAIMAN, Samia Nascimento  y  TRISTAO, Virgínia Talaveira Valentini. O estudo do meio como metodologia para apreensão crítica da diversidade socioambiental. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.14, pp.299-318. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.14299.

A Educação Ambiental é uma proposta educativa que busca a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais como solução para o quadro de degradação socioambiental. Apesar das estratégias propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema ambiental ainda esbarra na disciplinaridade e se restringe ao contexto escolar, o que demanda mudanças estruturais e pedagógicas sobre o fazer educativo, repensando o papel da escola na sociedade contemporânea e sua responsabilidade na formação de sociedades sustentáveis. Frente a isso, fazem-se necessárias a reflexão e a criação de possibilidades de mudança sobre as questões socioambientais. Nesse sentido, o "Estudo do Meio"é um método de ensino e pesquisa que valoriza a diversidade de saberes, estimula a convivência de idéias e revela a complexidade da relação sociedade e meio ambiente.

Palabras clave : Estudo do Meio; educação ambiental; diversidade; complexidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )