SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14O papel da escola na prisão: saberes e experiências de alunos e professoresDiversidade sexual na escola: um tema em confronto com o silêncio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SULAIMAN, Samia Nascimento  e  TRISTAO, Virgínia Talaveira Valentini. O estudo do meio como metodologia para apreensão crítica da diversidade socioambiental. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.14, pp.299-318. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.14299.

A Educação Ambiental é uma proposta educativa que busca a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais como solução para o quadro de degradação socioambiental. Apesar das estratégias propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema ambiental ainda esbarra na disciplinaridade e se restringe ao contexto escolar, o que demanda mudanças estruturais e pedagógicas sobre o fazer educativo, repensando o papel da escola na sociedade contemporânea e sua responsabilidade na formação de sociedades sustentáveis. Frente a isso, fazem-se necessárias a reflexão e a criação de possibilidades de mudança sobre as questões socioambientais. Nesse sentido, o "Estudo do Meio"é um método de ensino e pesquisa que valoriza a diversidade de saberes, estimula a convivência de idéias e revela a complexidade da relação sociedade e meio ambiente.

Palavras-chave : Estudo do Meio; educação ambiental; diversidade; complexidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )