SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue14Environmental study as a methodology for critical apprehension of socioenvironmental diversityBetween diversity and discipline: an analysis of an integrated school program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

OHLWEILER, Mariane Inês  and  BORGES, Zulmira Newlands. Diversidade sexual na escola: um tema em confronto com o silêncio. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.14, pp.319-339. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.14319.

A partir dos estudos de gênero e do pós-estruturalismo, este artigo tem como objetivo analisar as relações de poder presentes no espaço escolar a respeito do tema da diversidade sexual. Os dados analisados são oriundos de grupos de discussão realizados com professoras de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Porto Alegre. As educadoras entrevistadas participavam ou haviam já participado do curso Educando para a Diversidade - promovido pelo NUANCES (Grupo pela Livre Expressão Sexual), inserido no programa Brasil sem Homofobia (do Ministério da Saúde, apoiado pelo Ministério da Educação), que se constitui como uma política pública e tem sido utilizado pelo governo como "estratégia de mobilização e inclusão social e educacional". A partir da análise das falas das professoras procura-se esmiuçar de que forma o tema da diversidade sexual tem sido abordado em determinadas instituições escolares.

Keywords : homofobia; diversidade sexual; relações de poder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )