SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14O estudo do meio como metodologia para apreensão crítica da diversidade socioambientalEntre a diversidade e a disciplina: uma análise do programa escola integrada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

OHLWEILER, Mariane Inês  e  BORGES, Zulmira Newlands. Diversidade sexual na escola: um tema em confronto com o silêncio. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.14, pp.319-339. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.14319.

A partir dos estudos de gênero e do pós-estruturalismo, este artigo tem como objetivo analisar as relações de poder presentes no espaço escolar a respeito do tema da diversidade sexual. Os dados analisados são oriundos de grupos de discussão realizados com professoras de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Porto Alegre. As educadoras entrevistadas participavam ou haviam já participado do curso Educando para a Diversidade - promovido pelo NUANCES (Grupo pela Livre Expressão Sexual), inserido no programa Brasil sem Homofobia (do Ministério da Saúde, apoiado pelo Ministério da Educação), que se constitui como uma política pública e tem sido utilizado pelo governo como "estratégia de mobilização e inclusão social e educacional". A partir da análise das falas das professoras procura-se esmiuçar de que forma o tema da diversidade sexual tem sido abordado em determinadas instituições escolares.

Palavras-chave : homofobia; diversidade sexual; relações de poder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )