SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14Diversidad social en la escuela: un tema que enfrenta el silencio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SILVA, Maria Carolina da. Entre a diversidade e a disciplina: uma análise do programa escola integrada. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.14, pp.341-361. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.14341.

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas curriculares desenvolvidas em duas escolas que participam do Programa Escola Integrada, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Esse Programa amplia a jornada escolar de alunos/as do Ensino Fundamental de quatro para nove horas diárias. Currículo é entendido aqui como um espaço de lutas para a construção de certos significados e de subjetividades de determinado tipo. O argumento defendido é o de que os currículos investigados ficam na fronteira entre uma abordagem culturalista (que inclui questões de diversidade e demanda uma subjetividade crítica aos padrões culturais) e um currículo disciplinar (que objetiva formar alunos/as seguidores/as das regras pré-estabelecidas). Essa disputa faz com que sentidos diversos circulem nos currículos investigados, produzindo sujeitos de diversos tipos.

Palabras clave : educação integral; sexualidade e gênero; currículo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )