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Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

SKLIAR, Carlos. A infância, a meninice, as interrupções. child.philo [online]. 2012, vol.8, n.15, pp.67-81. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.50505.

A infância, a nossa e a do mundo, tal como foi visto durante séculos pelo ideal humanista não está, não existe, foi-se, dificilmente retornará, talvez nunca tenha existido. Essa alma sem linguagem, afásica, titubeante, soçobrada, atordoada, descompassada, colecionadora, sonhadora, ingênua, metida para si em seu próprio mundo, enroscada nas próprias sensações, corresponde a uma época distinta a de hoje. Não sobreviveu à globalização, à escolarização cada vez mais precoce, nem às imagens pervertidas da publicidade, nem às representações naives que todos reproduzimos. Não sobrevive nem à demasiada fome nem ao demasiado consumo. Torna-se outra coisa. Algo uniformemente informe. Algo que não é a 'criança hoje na escola'. Não basta, ao menos para mim, dispor de um retrato elaborado de antemão ou de uma fotografia instantânea ou de uma cinematografia veloz e evanescente. O tema - a criança, hoje, a escola - que não é um tema, mas um transbordamento de questões, exige algo de detenção, de cuidado, mas ao mesmo tempo assumir riscos, de pôr em jogo percepções extremas. Não apenas o conceito de "crianças hoje na escola", rápido e certeiro que, quiçá, depois seja sublinhado por alguém a quem desconheço.

Keywords : Infância; Humanismo; Escola..

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