SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15A infância, a meninice, as interrupçõesIdade dos aluns e praxis filosófica: dois fatores que influenciam o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MARTINS, Fabiana. Por uma pedagogia dos afetos: o aprender como decifração de signos. child.philo [online]. 2012, vol.8, n.15, pp.83-104. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.60505.

Neste artigo, apresentamos um breve estudo filosófico sobre o aprender, posicionando-nos contra a tendência de alguns discursos pedagógicos que desenham o aprender como uma figura de segundo plano no binômio ensinar-aprender. Nossa hipótese é de que isso ocorre devido à centralidade do método no processo educativo de ensino. Visamos, aqui, deslocar o aprender para primeiro plano, e, para tanto, consideramos importante fazer uma desarticulação do binômio ensinar-aprender pela descentralização do método no processo educacional. Encontramos Gilles Deleuze como um potencial interlocutor, dado que, para ele, a aprendizagem está relacionada à interpretação de signos. A aprendizagem como interpretação de signos traz consigo a concepção segundo a qual aprender é uma experiência de busca pelo sentido de signos que se impõem. Neste sentido, Deleuze nos traz a possibilidade de pensar uma aprendizagem desvinculada não somente do método de ensino, como, também, da comum ideia de que aprender é adquirir conhecimento. Nosso esforço será, aqui, então, articular as ideias deleuzianas sobre o aprender com os conceitos de "pensamento", "criação" e "problema", essenciais ao pensamento educativo deleuziano. Procuramos, fundamentalmente, propor um outro olhar sobre a aprendizagem, aliando-nos, de um lado à concepção segundo a qual aprender é decifrar signos, e, de outro, trazendo a concepção do que aqui chamamos de "pedagogia dos afetos".

Palavras-chave : Aprender; Método; Signos; Deleuze; Pedagogia dos afetos..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )