SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Investigación socrática para todas las edadesLa escuela del templo: pedagogía transcendentalista y regulación moral en estados unidos de américa antes de la guerra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

LOPES, Robson Carlos  y  HENNING, Leoni Maria Padilha. Problemas, limites e possibilidades da presença da filosofia na educação escolar: as contribuições de matthew lipman. child.philo [online]. 2012, vol.8, n.15, pp.153-177. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.70505.

Trata-se de uma reflexão acerca dos problemas, limites e possibilidades do ensino de filosofia, a partir das relações entre filosofia e educação, visto especialmente pela perspectiva de Matthew Lipman. Para empreender essa reflexão, num primeiro momento, partimos de alguns questionamentos, tais como: o que é filosofia? Quais suas especificidades? Quais são as exigências para que o pensamento filosófico aconteça? Incluímos em nossa discussão outras questões suplementares tais como: o exame sobre a relação da filosofia com a educação; a análise sobre os limites da filosofia como atividade pedagógica; indicações sobre as aproximações da filosofia à educação, na atualidade; e, finalmente, uma reflexão, embora modesta, sobre uma possível saída para a problemática, envolvendo o ensino de filosofia. Para realizar tais objetivos, procedemos com uma pesquisa bibliográfica, embasados principalmente nas obras de Lipman, tendo sido recorrido outros autores conforme a necessidade de suporte teórico para nossa argumentação. Para concluir, diante da problemática da Filosofia para Crianças e a linguagem no contexto do ensino, anunciamos a importância de considerarmos para futuro estudos, as interrelações entre Lipman e Wittgenstein.

Palabras clave : Filosofia e educação; Filosofia e infância; Matthew Lipman.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )