SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Relativism: a threshold for pupils to cross in order to become dialogical critical thinkersPhilosophy with children: an invitation to self-management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

GIMENEZ-DASI, Marta; QUINTANILLA, Laura  and  DANIEL, Marie-France. Melhorando a compreensão das sensações e as habilidades sociais na primeira infância Através da filosofia para crianças. child.philo [online]. 2013, vol.9, n.17, pp.63-89. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/110.12957/childphilo.2017.26763.

A relação entre a compreensão das emoções e a competência social desde a primeira idade foi acordada em numerosos estudos no campo da psicologia do desenvolvimento. O conhecimento da emoção na infância parece ter suas raízes nas conversações e explicações acerca do que as crianças escutam sobre o que são as emoções e sobre como gerencia-las. Dado que as intervenções sobre a conduta no mínimo não conseguem melhoras ou generalizar-se desde outros contextos a médio prazo, este estudo avalia os resultados de uma intervenção com o programa Pensando as emoções. Este programa utiliza a Filosofia para Crianças (FpC) como forma de trabalho e tem por base na ideia de que a reflexão e o diálogo entre pares é uma das maneiras mais eficazes para interiorizar conhecimentos significativos. O programa foi aplicado durante um ano escolar em duas aulas de pré-escolar (uma turma de 4 anos de idade e uma turma de 5 anos de idade). As comparações das medições de pré e post-tratamento nos grupos de controle (N = 28) e experimental (N = 32) mostram melhoras significativas na compreensão da emoção e a competência social nos de 4 anos de idade.

Keywords : Compreensão emocional; Competência social; Filosofia para crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )