SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Improving emotion comprehension and social skills in early childhood through philosophy for childrenPractice philosophy and play. The ludic dimension in and of philosophy for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

SALAS, Ana Corina. Filosofia com crianças: um convite à autogestão. child.philo [online]. 2013, vol.9, n.17, pp.91-105. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/110.12957/childphilo.2017.26791.

Nascida na América do Sul e inspirada no programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, a experiência de Filosofia com Crianças desenvolvida por Walter Kohan entre outr@s filósof@s e educador@s do continente, assume a filosofia como uma experiência do pensamento que modifica a vida de quem a pratica, buscando abrir dentro da escola um espaço para que os indivíduos pensem os mecanismos aos quais es encontram atados, definam e sejam o que querem ser. A filosofia se apresenta como um convite ao docente e ao aluno para construir sua autonomia e ampliar sua liberdade. No presente artigo tomaremos a autonomia como eixo central do movimento de Filosofia com Crianças. Trabalharemos este conceito à luz do autor Greco-francês Cornélius Castoriadis, que nos levará a pensar que, para que seja possível desenvolver a autonomia dentro da sala de aulas é necessário construir uma comunidade de indagação auto gerenciada. Aprofundaremos nessas nossas colocações, com a ajuda de Foucault e sua noção de Poder, Humberto Maturana e suas reflexões a respeito da obediência, Roberto Gómez Bolaños e sua afamada série O Chapulín colorido, entre outros.

Keywords : Filosofia; Autonomia; Liberdade; Autogestão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )