SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Melhorando a compreensão das sensações e as habilidades sociais na primeira infância Através da filosofia para criançasFilosofar e brincar. A dimensão lúdica de e na filosofia para crianças (fpc) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SALAS, Ana Corina. Filosofia com crianças: um convite à autogestão. child.philo [online]. 2013, vol.9, n.17, pp.91-105. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/110.12957/childphilo.2017.26791.

Nascida na América do Sul e inspirada no programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, a experiência de Filosofia com Crianças desenvolvida por Walter Kohan entre outr@s filósof@s e educador@s do continente, assume a filosofia como uma experiência do pensamento que modifica a vida de quem a pratica, buscando abrir dentro da escola um espaço para que os indivíduos pensem os mecanismos aos quais es encontram atados, definam e sejam o que querem ser. A filosofia se apresenta como um convite ao docente e ao aluno para construir sua autonomia e ampliar sua liberdade. No presente artigo tomaremos a autonomia como eixo central do movimento de Filosofia com Crianças. Trabalharemos este conceito à luz do autor Greco-francês Cornélius Castoriadis, que nos levará a pensar que, para que seja possível desenvolver a autonomia dentro da sala de aulas é necessário construir uma comunidade de indagação auto gerenciada. Aprofundaremos nessas nossas colocações, com a ajuda de Foucault e sua noção de Poder, Humberto Maturana e suas reflexões a respeito da obediência, Roberto Gómez Bolaños e sua afamada série O Chapulín colorido, entre outros.

Palavras-chave : Filosofia; Autonomia; Liberdade; Autogestão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )