SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Practice philosophy and play. The ludic dimension in and of philosophy for childrenRecent Interviews With Philosophy For Children (p4c) Scholars And Practitioners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

MARSAL, Eva  and  DOBASHI, Takara. Quem merece respeito?" Crianças alemãs filosofam em diálogos e desenhos sobre seu conceito de respeito. child.philo [online]. 2013, vol.9, n.17, pp.129-151. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/110.12957/childphilo.2017.26129.

Nesse artigo nós discutimos antes de tudo a classificação categorial do conceito filosófico de "respeito", e depois demonstramos como as crianças (entre 6 e 14 anos), em seus diálogos e desenhos trabalham os problemas associados com o campo conceitual do "respeito" numa comunidade filosófica de investigação. Por entre as categorias filosóficas nós nos concentramos nas categorias de "virtude moral e epistêmica", por um lado, e por outro sobre o "sentimento", para mostrar que o conceito filosófico de "respeito" como "respeito por alguém ou por algo" altera o seu perfil de exigências quando a proximidade do objeto muda. Homens e mulheres carregam os deveres implicados por sua humanidade ou personalidade em vários sentidos, por isso evocando no espectador vários juízos avaliativos acompanhados de sentimentos correspondentes que cobrem o espectro inteiro do horror, desgosto, rejeição, e desaprovação, no longo caminho até a admiração. O sentimento subjetivo que emerge leva às formulações: "Eu não respeito X porque..."ou "eu respeito X porque..." - em outros termos nós especificamos as razões que causam em nós o sentimento de respeito. A única condição de que "o outro é um ser humano, uma pessoa" parece insuficiente para invocar uma profunda aceitação emocional. O respeito é agora ligado a uma teia condicional e multifacetada de qualidades. Por causa desses sentimentos, a precedente premissa de que o respeito é devido a todo ser humano e a toda pessoa se encontra assim interrogada por questões como: devem as pessoas ser sempre respeitadas? Quem merece respeito? Que ações merecem respeito? Alguém pode ganhar o respeito? Alguém pode comprar o respeito? Você deve respeitar a você mesmo para ser respeitado pelos outros? Existe um falso respeito? Essas questões demostram que, dependendo do contexto e da categoria à qual pertence o referente, "respeito" tem diferentes conotações. O desafio filosófico é de trazer esse campo de conotações a um equilíbrio satisfatório, tanto logicamente quanto emocionalmente.

Keywords : Respeito; Filosofia; Diálogo; Comunidade de Investigação.

        · abstract in English | German | Spanish     · text in German     · German ( pdf )