SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Who deserves respect?" German children philosophize in dialogs and drawings their concept of respectThe effects of times and spaces on new scholar subjectivities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

NAJI, Saeed. Entrevistas Recentes Com Estudiosos E Praticantes Da Filosofia Para Crianças (Fpc). child.philo [online]. 2013, vol.9, n.17, pp.153-170. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/110.12957/childphilo.2017.26153.

Nessas duas entrevistas realizadas a distância, o iraniano Saeed Naji, fundador do movimento de Filosofia para Crianças (FPC) no Irã, interroga dois praticantes veteranos de filosofia com crianças/comunidade de investigação filosófica (CIF). Ele levanta questões relacionadas com FPC/CIF como representativas de um paradigma educacional mais amplo, que ele chama de "educação reflexiva", e pondera suas perspectivas de substituir o que ele chama de "paradigma tradicional" na escala mundial. Ele também interroga os dois estudiosos sobre questões como os critérios para textos/stimuli apropriados para a prática de filosofia com crianças; questões sobre a preparação dos professores; o paradigma epistemológico das CIF e sua relação com a lógica da descoberta científica e a prova matemática; o status das CIF como uma forma da disciplina de filosofia "nova" ou reconstruída; as perspectivas para uma aproximação da filosofia pela narrativa, como exemplificado no novo gênero literário lipmaniano das novelas filosóficas para crianças; a relação entre a prática de CIF nas escolas e a possibilidade para a reconstrução educacional, particularmente na área da democracia social e da governança escolar; a significância do fato de entender as crianças como "estrangeiros privilegiados" para a cultura colonialista patriarcal, e as implicações sociais de uma forma de educação baseada no diálogo e não numa aculturação forçada; e as implicações para a construção e entrega de um currículo em uma escola na qual CIF e currículo emergente são elementos centrais da organização.

Keywords : Filosofia com crianças; Epistemologia; Diálogo; Democracia..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )