SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19El encuadramiento aporético en las filosofía para niños y adolescentes (PPEA) o cómo hacer avanzar el pensamiento de niños y adolescentes poniendo a prueba su comprensión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

CHETTY, Darren. Comunidade de investigação filosófica: cidadania nas salas de aula da Escócia. child.philo [online]. 2014, vol.10, n.19, pp.33-54. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2014.10193.

O contexto para que o estudo é a atual reforma curricular na Escócia (Curriculum for Escellence) o que exige que os professores permitam que as crianças se tornem “cidadãos responsáveis”. Educação para a cidadania, em oposição à Educação Cidadã, não é um tema menor na Escócia; O objetivo é que a cidadania impregne todo o que acontece em geral e através da escola, acadêmica e socialmente. Está focado em que as crianças se convirtam em “colaboradoras efetivas”, “aprendizes exitosos” e “pessoas seguras”. O objetivo do presente estudo foi avaliar o uso da comunidade de investigação filosófica (COPI) como ferramenta pedagógica para melhorar atributos de cidadania em crianças escocesas numa variedade de entornos educativos. Em primeiro lugar, para obter uma visão das perspectivas dos docentes na agenda de Educação para a Cidadania na Escócia, pediu-se aos professores que deem sua definição de “cidadão” . Do mesmo modo, pediu-se também às crianças que dessem sua noção de “cidadão”. O grupo de crianças desdenhou uma compreensão mais política de “cidadão” mais do que os professores. Antes e depois de uma extensa série de sessões de COPI, foram apresentados às 133 crianças participantes, entre cinco e dezoito anos de idade, em contextos educativos formais e informais, dilemas desenhados para obter respostas que indicaram sua capacidade de fazer, o que o Curriculum for Excellence (Scottish Executive, 2004) descrevia como “eleições e decisões informadas para articular pontos de vista éticos e informados sobre questões complexas”. As sessões foram facilitadas por professoras de classe que foram treinadas em COPI. Os resultados indicam que as razões das crianças melhoraram graças à sua participação em COPI. O artigo utiliza contribuições das crianças para destacar as áreas em suas vidas dentro da escola e na sociedade além da escola, onde fazer filosofia teve um impacto. Discutiram-se tanto as implicações para uma educação para a cidadania quanto a possibilidade de que a Filosofia com crianças contribua para um currículo melhor.

Palabras clave : Filosofia com Crianças; Cidadania; Raciocínio das Crianças; Tomada de Decisões; Currículo para a Excelência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )