SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue19Aporetic support in Philosophy for Children and Adolescents (PPEA) or how to improve children and teenagers thinking by putting their understanding in embarrassmentChildren and questions of meaning through adults’ representations. On the image of philosopher child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

GOUBET, Jean-François. Educação para a Democracia através do cultivo de sentimentos. Martha C. Nussbaum e a filosofia para crianças. child.philo [online]. 2014, vol.10, n.19, pp.87-108. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2014.10195.

Em uma obra recente, Not for Profit, Martha C. Nussbaum tomou partido e defendeu a causa da filosofia para crianças (Philosophy for Children, P4C). De fato, essa referência não é isolada pois muitas trocas entre Nussbaum e Matthew Lipman existiram. Nesse artigo, eu não me interesso pelas citações de uma para o outro mas parto em direção à obra de Nussbaum para esquiçar o que tem em relação à educação para a democracia. Para começar, em lembro a teoria das “capacidades”, ou capacidades reais; eu mostro além disso a importância das emoções em uma democracia. Em seguida, eu trato da cultura das emoções na democracia. A educação concerne com certeza os adultos, mas ela toca bem mais as crianças. O exemplo nojo serve para mostrar a importância de se considerar as emoções desde a infância, em particular na escola. Enfim, eu observo de que maneira se pode, numa prática de sala de aula, promover o espírito crítico seguindo os preceitos dados por Nussbaum. Como, em uma comunidade de investigação, prestar mais atenção a outrem? Como explorar em filosofia para crianças a tese segundo a qual as emoções são juízos de valor? Para concluir, eu tento aprofundar a ligação entre Nussbaum de Gareth B. Matthews: sem dúvida a insistência da primeira sobre o valor formador das narrativas deveria tê-la a se debruçar mais sobre a prática filosófica com as crianças do segundo.

Keywords : Martha C. Nussbaum; Matthew Lipman; Gareth B. Matthews; Emoções; Espírito Crítico.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )