SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19O enquadramento aporético na filosofia para crianças e adolecentes ou como fazer avançar o pensamento de crianças e adolecentes pondo à prova sua compreensãoAs crianças e as questões de significado através das representações dos adultos. Uma olhada na imagem da criança-filósofo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

GOUBET, Jean-François. Educação para a Democracia através do cultivo de sentimentos. Martha C. Nussbaum e a filosofia para crianças. child.philo [online]. 2014, vol.10, n.19, pp.87-108. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2014.10195.

Em uma obra recente, Not for Profit, Martha C. Nussbaum tomou partido e defendeu a causa da filosofia para crianças (Philosophy for Children, P4C). De fato, essa referência não é isolada pois muitas trocas entre Nussbaum e Matthew Lipman existiram. Nesse artigo, eu não me interesso pelas citações de uma para o outro mas parto em direção à obra de Nussbaum para esquiçar o que tem em relação à educação para a democracia. Para começar, em lembro a teoria das “capacidades”, ou capacidades reais; eu mostro além disso a importância das emoções em uma democracia. Em seguida, eu trato da cultura das emoções na democracia. A educação concerne com certeza os adultos, mas ela toca bem mais as crianças. O exemplo nojo serve para mostrar a importância de se considerar as emoções desde a infância, em particular na escola. Enfim, eu observo de que maneira se pode, numa prática de sala de aula, promover o espírito crítico seguindo os preceitos dados por Nussbaum. Como, em uma comunidade de investigação, prestar mais atenção a outrem? Como explorar em filosofia para crianças a tese segundo a qual as emoções são juízos de valor? Para concluir, eu tento aprofundar a ligação entre Nussbaum de Gareth B. Matthews: sem dúvida a insistência da primeira sobre o valor formador das narrativas deveria tê-la a se debruçar mais sobre a prática filosófica com as crianças do segundo.

Palavras-chave : Martha C. Nussbaum; Matthew Lipman; Gareth B. Matthews; Emoções; Espírito Crítico.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )