SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20Escuchando niños: ¿Qué nos hicieron pensar?Viviendo y aprendiendo: la Narrativa en la investigación ética con niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SANTI, Marina. Fazendo filosofia na sala de aula como uma comunidade de atividade: uma abordagem cultural-histórica. child.philo [online]. 2014, vol.10, n.20, pp.283-304. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2014.10205.

Uma das vias mais tradicionais para ensinar filosofia no ensino médio é uma “abordagem histórica”, que adota uma visão historicista da filosofia e usa a prática de ensino baseada em lições centradas no professor e em estudo de textos pelos estudantes. É só recentemente que um debate sobre as diferentes aproximações para ensinar filosofia se desenvolve, considerando a disciplina como uma atividade prática e dialógica a ser levada para a sala de aula. O que poderia significar “fazer filosofia” na sala de aula em uma perspectiva instrucional? Quais são as premissas e exigências que permitem a transformação da filosofia de uma disciplina em uma atividade comunitária? Neste artigo um modelo de ensino baseado na teoria cultural-histórica é proposto e discutido. O modelo é composto por três níveis de especificação da atividade, do mais baixo ao mais alto, que correspondem a três planos de análises diferentes da prática filosófica em contextos institucionais. Cada nível é composto por sete dimensões fundamentais que esclarecem as significações, as limitações, e as ferramentas implicadas e desenvolvidas no filosofar enquanto atividade sociocultural. Finalmente, se e como a Filosofia para Crianças deveria ser considerada com uma atividade que responde ao modelo, discutindo-se seus fins educacionais.

Palabras clave : Modelo de Atividade; Ensino de Filosofia; Filosofar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )