SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20Afetividade e criatividade em filosofia para crianças“A vida continua, mesmo que haja uma tumba”: filosofia com crianças e adolescentes nos sites de memória virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

TIBALDEO, Roberto Franzini. Reformulando e praticando a inclusão comunitária. A relevância da FPC de Lipman. child.philo [online]. 2014, vol.10, n.20, pp.401-420. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2014.102010.

Gostaria de realizar uma pesquisa filosófica sobre as esferas públicas interculturais dos dias atuais. A tese que pretendo defender é que a obtenção de esferas públicas inclusivas (especialmente em relação a nossa experiência europeia e ocidental, a realização da democracia) depende amplamente da disposição e da capacidade de uma pessoa em fomentar a “apreciação das diversidades” primeiramente, aprimorando políticas e formas de cooperação entre os recursos emocionais e motivacionais dos cidadãos e, em seguida, aprimorando suas competências cognitivas. Mais especificamente, minha proposta é compreender esse esforço do ponto de vista da responsabilidade pós-weberiana, que é de uma ética e política que superam as divisões tradicionais entre teoria e prática, cognição e emoção, “Verantwortung” (responsabilidade) e “Gesinnung” (convicção), e, portanto, tem sucesso no aprimoramento da consciência e das atitudes dos cidadãos, como segundo as palavras de Habermas, “co-legisladores democráticos”. O estudo de caso de “Philosophy for Children/Community” (P4C) de Matthew Lipman tem sucesso precisamente no destaque destes resultados.

Palavras-chave : Democracia; Interculturalismo; P4C de Lipman; Responsabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )