SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20Reformulando e praticando a inclusão comunitária. A relevância da FPC de LipmanEl inspector, un investigador: vestigio de policía en las instituciones educativas mendocinas de fines del Siglo XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KIZEL, Arie. “A vida continua, mesmo que haja uma tumba”: filosofia com crianças e adolescentes nos sites de memória virtual. child.philo [online]. 2014, vol.10, n.20, pp.421-443. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2014.102011.

Por toda a Internet, muitos sites operam lidando com a memória pessoal e coletiva. Os site relevantes para a memória coletiva lidam com isso estruturando a memória de grupos sociais (nações, estados, grupos étnicos, grupos religiosos, etc.) e eles contém parte da “religião civil”. Os sites que lidam com a memória pessoal rememoram pessoas que morreram e cujas os membros da família ou os amigos ou outros membros de suas comunidades têm um interesse em preservar sua memória. O artigo oferece uma análise do discurso filosófico extenso que toma lugar durante o período de dois anos em que três grupos de jovens pessoas (crianças e adolescentes) que tiveram uma experiência de perda em suas famílias ou comunidades e que parceiros na escritura de textos em sites memoriais ou que estabeleceram sites como uma parte da integração da perda. Esse artículo busca oferecer uma análise narrativa do discurso filosófico e contribuir para uma expansão das discussões sobre a conexão entre Filosofia com Crianças e seus métodos (como a Comunidade de Inquérito) e a rede social em que vidas inteiras, envolvendo dimensões filosóficas, são conduzidas.

Palavras-chave : Virtual; Pérdidas; Filosofia com Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )