SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Taking stock: the place of narratives in philosophical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

MARZIO, Darryl Matthew De. The theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for children. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.11-22. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21112.

Neste artigo proponho uma introdução para o número especial sobre as novelas filosóficas para crianças assinalando uma lacuna no campo teórico da filosofia para/com crianças. Sugiro a necessidade de mais investigação sobre esse tema porque constitui uma peça central no programa de estudos de Filosofia para Crianças desde uma visão lipmaniana. Descrevo a gênesis da ideia de este número especial que surgiu pela primeira vez de uma série de perguntas e experiências que encontrei enquanto trabalhava com as novela filosóficas de Lipman, em seguida a travès da exploração escolar do modelo teórico das novelas filosóficas para crianças de Lipman e culminou com a apresentação de vários dos artigos publicados aquí, em um simpósio especial sobre a novela filosófica num encontro da Associação Filosófica dos Estados-Unidos. Concluo com um adiantamento dos artigos desse número, destacando uma série de temas e preocupações compartilhados.

Keywords : Novela Filosófica; Matthew Lipman; Curriculum de Filosofia; Narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )