Childhood & Philosophy
Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987
Abstract
TURGEON, Wendy. Apreciando com cuidado: o lugar das narrativas numa educação filosófica. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.23-35. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21113.
Recentemente deu-se à ficção um papel central para o envolvimento com o pensamento filosófico, especialmente dentro de um contexto educativo. Encontramos muitas configurações destas intersecções do narrativo, do filosófico, e precisamos notar as variações entre elas, se examinarmos criticamente a forma em que cada uma delas opera. Aqui cabe uma pergunta inquietante: pode realmente a ficção oferecer ideias filosóficas enquanto literatura, sem ser ela mesma filosófica? Enquanto as alegorias e as analogias tem uma larga e frutífera história de elucidação de complexas ideias filosóficas, os filósofos se deram o trabalho de se diferenciar dos criadores de histórias. Os filósofos preferiram os pensamentos sustentados em argumentos racionais em vez das sugestões imaginativas, Ficção não é filosofia. Este trabalho explorará as distintas formas que a narrativa como filosofia pode tomar e oferecer uma avaliação dos méritos relativos destas histórias como convite ao pensamento filosófico.
Keywords : Narrativa Filosófica; Educação Filosófica; Formação de Professores; Ficção.