SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21The theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for childrenOn the philosophical narrative for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

TURGEON, Wendy. Apreciando com cuidado: o lugar das narrativas numa educação filosófica. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.23-35. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21113.

Recentemente deu-se à ficção um papel central para o envolvimento com o pensamento filosófico, especialmente dentro de um contexto educativo. Encontramos muitas configurações destas intersecções do narrativo, do filosófico, e precisamos notar as variações entre elas, se examinarmos criticamente a forma em que cada uma delas opera. Aqui cabe uma pergunta inquietante: pode realmente a ficção oferecer ideias filosóficas enquanto literatura, sem ser ela mesma filosófica? Enquanto as alegorias e as analogias tem uma larga e frutífera história de elucidação de complexas ideias filosóficas, os filósofos se deram o trabalho de se diferenciar dos criadores de histórias. Os filósofos preferiram os pensamentos sustentados em argumentos racionais em vez das sugestões imaginativas, Ficção não é filosofia. Este trabalho explorará as distintas formas que a narrativa como filosofia pode tomar e oferecer uma avaliação dos méritos relativos destas histórias como convite ao pensamento filosófico.

Keywords : Narrativa Filosófica; Educação Filosófica; Formação de Professores; Ficção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )