SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21The theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for childrenA novela filosófica para meninas e meninos: uma ideia nova índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

TURGEON, Wendy. Apreciando com cuidado: o lugar das narrativas numa educação filosófica. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.23-35. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21113.

Recentemente deu-se à ficção um papel central para o envolvimento com o pensamento filosófico, especialmente dentro de um contexto educativo. Encontramos muitas configurações destas intersecções do narrativo, do filosófico, e precisamos notar as variações entre elas, se examinarmos criticamente a forma em que cada uma delas opera. Aqui cabe uma pergunta inquietante: pode realmente a ficção oferecer ideias filosóficas enquanto literatura, sem ser ela mesma filosófica? Enquanto as alegorias e as analogias tem uma larga e frutífera história de elucidação de complexas ideias filosóficas, os filósofos se deram o trabalho de se diferenciar dos criadores de histórias. Os filósofos preferiram os pensamentos sustentados em argumentos racionais em vez das sugestões imaginativas, Ficção não é filosofia. Este trabalho explorará as distintas formas que a narrativa como filosofia pode tomar e oferecer uma avaliação dos méritos relativos destas histórias como convite ao pensamento filosófico.

Palavras-chave : Narrativa Filosófica; Educação Filosófica; Formação de Professores; Ficção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )