SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Apreciando con duidado: el lugar de las narrativas en una educación filosóficaRelación situacional y práctica filosófica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

CAM, Philip. A novela filosófica para meninas e meninos: uma ideia nova. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.37-53. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21114.

Dada as diferenças óbvias entre contar uma história e o estabelecimento de uma teoria filosófica ou um argumento cuidadosamente raciocinado, a narrativa filosófica é, a primeira vista, um gênero improvável. Ainda mais problemático é o caso da novela filosófica para crianças, sendo considerados filosofia e crianças, nos olhos da tradição, como um conjunto não menos problemático. As novelas filosóficas de Matthew Lipman têm constituído desde há muito tempo uma prova de que tal gênero é possível. No entanto, o mero feito de sua possibilidade não anula a ponderação de que a forma está desfigurada. De fato, sem um exame mais detido, quem pode dizer que a novela filosófica não é senão um mestiço como a filosofia e a literatura? Uma novela escrita para crianças pode ser chamada de filosófica somente por cortesia? Neste trabalho destaco o que faz uma escritura filosófica para logo aplicá-lo às novelas filosóficas para crianças com o objetivo de explorar tanto as dificuldades quanto as possibilidades deste gênero.

Palabras clave : Novela Filosófica; Experimentos de Pensamento; Alegoria; Argumentação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )