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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CARPENTIERI, Anna Maria. Relação situacional e prática filosófica. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.55-66. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21115.

Este trabalho explora a questão de saber se as novelas filosóficas podem chegar a ser um modelo funcional para a praxis filosófica. Argumento que a novela filosófica é uma ferramenta para a ativação de um processo relacional mediante o conceito de “relação situada”. Uma “relação situada” é uma prática relacional, a qual é contextualizada e exercida em e entre o pensamento, a linguagem e a ação no âmbito de um processo educativo que se converte em um diálogo orientado para a inversigação atravès de redes relacionais. Essa forma de pensar não somente é Logos, senão também Patohos e Ethos na medida em que a interconexão de pensamento, linguagem, significado e comportamento se faz manifesta, reconhecida e praticada em e com o pensamento. Mediante o fomento da tomada de consciência das dimensões cognitivas e afetivas, essa forma de pensamento pode extender essa consciência a uma dimensão relacional interpessoal e intrapessoal dentro de uma forma circular constante de complementaridade.

Palavras-chave : Relação Situada; Novela Folosófica; Prática Filosófica.

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