SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Ethical rules and particular skillsFrom confusion to love: Russell Hoban’s the mouse and his child as phenomenological novel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

OLIVERIO, Stefano. As novelas de Lipman ou virar a filosofia de cabeça para baixo. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.81-92. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21117.

A partir dos trechos da autobiografia de Lipman, nos quais se representa a descrição de uma espécie de “cena primária” de P4C, o presente artigo se propõe mostrar como a noção de pensamento qualitativa de Dewey é fundamental em toda a obra lipmaniana. A distinção de Dewey entre “situação” e “objeto” no pensamento é lida no interior da diferenciação que Lipman faz entre esquema e conceito para analisar as razões pelas quais a narrativa tem um papel crucial no projeto de educação para o pensamento. A mobilização da narrativa implica um movimento de virar a história da filosofia de cabeça para baixo, o que pode ser considerado o maior êxito (educativo e filosófico) de Lipman. Esse movimento é oposto à mera historicização e pode também ser construído em termos de “dramatização”, culminando na Bildung.

Keywords : Matthew Lipman; Bildung; Narrativa; Novela Filosófica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )