SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Las novelas de Lipman o llevar a la filosofía completamente hacia afueraQue imagen de la aporía tienen los alumnos inmersos en el corazón del dispositivo de tutoría aporética? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

COSTELLO, Peter. Da confusão ao amor: O rato o sua criança de Russell Hoban como novela filosófica. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.93-103. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21118.

A fomosa novela para crianças de Russell Hoban, O rato e sua criança, se centra em volta da busca de uma criança por uma família, comunidade e autoconsciência. Este trabalho se propões descrever esta novela como filosófica na medida em que retoma temas e elementos do ensaio de Merleau-Ponty “As relações das crianças com os Outros”. Devido ao fato que o rato e seu pai se unem, porque descobrem que o que os move é um problema e trabalham atravès da ambiguidade até uma comunidade amorosa, a novela põe emfasis particular no que Merleau- Ponty chama intercorporeidade e a forma da percepção da criança da ambiguidade pode conduzir a um compromisso no patológico com os outros de uma forma amorosa, reflexiva. Finalmente, esta trabalho sustenta que a novela debe ser lida e ensinada às crianças, já que representa para elas a emoção, a linguagem, o desejo de uma criança como catalizador para o crescimento, inclusive dos adultos.

Palabras clave : Percepção da Criança; Intercorporeidade; Merleau-Ponty; Relações Adulto-Criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )