SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21From confusion to love: Russell Hoban’s the mouse and his child as phenomenological novelPhilosophy with children, the poverty line, and socio-philosophic sensitivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

HESS, Anne-Claude. Que imagem da aporia têm os alunos imersos no coração do dispositivo de tutoria aporética?. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.105-138. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.21119.

Com a perspectiva de ajudar as crianças a constituir uma identidade cidadão e uma melhor autonomia de pensamento, a Unidade de Pesquisa em “Filosofia para crianças e adolescentes” (PPEA) do HEP Friburgo, Suíça, oferece um método para guiar a discussão filosófica: tutoria aporética. Esse método inspirado pelo platonismo consiste em por as crianças frente a uma aporia que as obrigue a desafiar suas próprias opiniões e portanto confrontá-las com os limites de seu pensamento crítico. Durante o ano escolar de 2013, alunos da 5a série (10 e 11 anos) participaram de 23 classes de tutoria aporética do PPEA. Ao final lhes foi pedido, através de um questionário e de uma entrevista semiestruturada, que digam o que pensavam a respeito da aporia. O propósito era observar se eles consideravam a aporia como uma ajuda o um obstáculo para o pensamento crítico e usar os resultados para validar qualitativamente a tutoria aporética. Este artigo descreve a pesquisa da tutoria aporética tal como a assinala a Unidade de pesquisa PPEA da HEP Friburgo. A segunda parte apresenta informes dos resultados de análises qualitativas da aporia realizada por alunos que participaram do projeto de tutoria aporética.

Keywords : Aporia; Suporte Aporético; Pensamento Autônomo; Platão; Filosofia para Crianças e Jovens; PPEA.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )