SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Filosofía con niños, la línea de pobreza, y sensibilidad socio-filosófica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

DURAN, Maximiliano. O conceito de infância em Walter Kohan no contexto da invenção de uma escola popular. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.21, pp.163-186. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.211111.

O presente trabalho se propõe pensar o conceito de infância proposto por Walter Kohan como uma condição de possibilidade para a criação de um conceito de escola diferente do tradicional. De acordo com nosso ponto de vista a ideia filosófica da infância proposta por esta autor não pode ser acolhida em uma instituição escolar tal como nós conhecemos dada sua radicalidade e originalidade. Para ele se realiza uma apresentação crítica da imagem de infância proposta pelo autor e uma contraposição com as visão tradicional da infância e da escola. Depois de avaliar os limites e alcances da ideia pensada por Kohan no âmbito da instituição escolar o texto propõe a criação de um conceito de escola diferente: a escola popular. Em função do que se tenta mostrar se sustenta que a instituição escolar em sua concepção tradicional não pode receber em seu seio uma ideia de infância como a que põe Kohan dado seu caráter desarticulador e desinstituinte. Devido a isso se afirma um conceito de escola que possa alojar a infância. Para tanto o texto se apoia nos trabalhos de Rancière, Masschelein, Simons e Simón Rodríguez. O atuar e o pensar de Rodríguez na cidade de Chuquisaca dá lugar a uma aparição inédita para a educação da época. Em virtude dessa aparição, Rodríguez se vê obrigado a buscar um conceito que dê conta dela. Assim nasce a educação popular como conceito que nomeia a novidade em Chuquisaca. O artigo pondera que a escola popular criada por Rodríguez em 1826 oferece uma forma de escola completamente inovadora cujas implicações ainda hoje podem ser observadas. Para nós esta forma inovadora oferece as condições de possibilidade para receber em seu interior uma ideia de infância como a que se coloca no começo deste trabalho.

Palabras clave : Escola; Infância; Pensamento; Escola Popular; Filosofia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )