SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Filosofía para Niños como Movimiento de Enseñanza en una era de demasiado aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

BAHLER, Brock. Merleau-Ponty: sobre crianças e infância. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.203-221. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.22112.

Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) não só publicou nos campos da fenomenologia, estética, política e linguística, como também lecionou como professor de psicologia infantil, o que resultou na publicação de vários textos especificamente voltados à infância. Os trabalhos mais importantes são “As relações da criança com os outros”, “Consciência e a aquisição da linguagem” e “Psicologia e pedagogia da criança: cursos da Sorbonne, 1949-1952”. E, ainda, a questão da criança aparece ao longo de todo seu trabalho. Então, torna-se um pouco difícil limitar a filosofia da infância de Merleau-Ponty a um texto ou tema específico, na medida em que sua filosofia da infância toma força, em seu projeto filosófico, de sua descrição complete do eu, dos outros e do mundo. A investigação da criança não foi uma fase na trajetória de Merleau-Ponty: foi o que guiou seu projeto inteiro. Merleau-Ponty está convencido, contudo, que seu trabalho na psicologia e na filosofia não deve ser visto como projetos distintos. Antes, ele repetidamente assinala um entrelaçamento entre filosofia e psicologia, eu e outro, teoria e prática, e (como Freud) a duração da influência da infância na vida adulta. Sob esta perspectiva, os textos a seguir, tanto de trabalhos “filosóficos” quanto de trabalhos “psicológicos”, atribuiu um sentido à importância que a criança tem no projeto geral do Merleau-Ponty, particularmente no seu trabalho sobre a intersubjetividade e a relação entre pais e filho.

Palabras clave : Merleau-Ponty; Infância; Psicologia; Relação Pais e Filho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )