SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Filosofia para crianças como um deslocamento para o ensino em uma era de muita aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

BAHLER, Brock. Merleau-Ponty: sobre crianças e infância. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.203-221. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.22112.

Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) não só publicou nos campos da fenomenologia, estética, política e linguística, como também lecionou como professor de psicologia infantil, o que resultou na publicação de vários textos especificamente voltados à infância. Os trabalhos mais importantes são “As relações da criança com os outros”, “Consciência e a aquisição da linguagem” e “Psicologia e pedagogia da criança: cursos da Sorbonne, 1949-1952”. E, ainda, a questão da criança aparece ao longo de todo seu trabalho. Então, torna-se um pouco difícil limitar a filosofia da infância de Merleau-Ponty a um texto ou tema específico, na medida em que sua filosofia da infância toma força, em seu projeto filosófico, de sua descrição complete do eu, dos outros e do mundo. A investigação da criança não foi uma fase na trajetória de Merleau-Ponty: foi o que guiou seu projeto inteiro. Merleau-Ponty está convencido, contudo, que seu trabalho na psicologia e na filosofia não deve ser visto como projetos distintos. Antes, ele repetidamente assinala um entrelaçamento entre filosofia e psicologia, eu e outro, teoria e prática, e (como Freud) a duração da influência da infância na vida adulta. Sob esta perspectiva, os textos a seguir, tanto de trabalhos “filosóficos” quanto de trabalhos “psicológicos”, atribuiu um sentido à importância que a criança tem no projeto geral do Merleau-Ponty, particularmente no seu trabalho sobre a intersubjetividade e a relação entre pais e filho.

Palavras-chave : Merleau-Ponty; Infância; Psicologia; Relação Pais e Filho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )