SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Deslocamento de poder: brincadeira e instituição na primeira infânciaFundamentos da democracia e sustentabilidade: poder, realidade e dragões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

DONALD, Margaret Joan Mac  e  BOWEN, Warren. Fundamentos da democracia e sustentabilidade: poder, realidade e dragões. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.265-282. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.22115.

Com o objetivo de compreender melhor como a Pesquisa Filosófica Engajada pode ser utilizada com crianças pequenas (4 anos) em assuntos relacionados ao meio ambiente florestal local, o presente estudo apresenta algumas descobertas de um projeto piloto de um ano e um estudo posterior acontecido num abrigo para crianças e numa floresta do entorno. Utilizando métodos de pesquisa etnográfica, consideramos, transcrevemos e analisamos vídeos digitais, registros fotográficos e áudio das atividades em resposta à pregunta: praticada com crianças de quatro anos como pode a pesquisa filosófica engajada ser usada como forma de investigar acerca do meio ambiente e do conceito de sustentabilidade? Esta pesquisa foi realizada em colaboração com crianças usando um modelo construído de comunidade democrática e uma pedagogia holística que permitiu achados relativos à: 1) processos de construção de uma comunidade democrática; 2) o uso do contexto para focar nossas discussões; 3) otimizar a pertença e o tamanho de um grupo; 4) pedir a palavra e o papel do moderador, incluindo contextualizar o propósito, questionar, clarificar e reiterar as ideias das crianças. Concluímos que crianças dessa idade são capazes de comprometer-se numa discussão filosófica com a ajuda de um moderador hábil e de oportunidades de comprometer-se experiencialmente em atividades relacionadas ao fluir da discussão.

Palavras-chave : Pesquisa Filosófica Engajada; Sustentabilidade; Comunidade Democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )