SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Fundamentos da democracia e sustentabilidade: poder, realidade e dragõesFilosofia para crianças, comunidade de investigação, e direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

VADEBONCOEUR, Jennifer A.; ALKOUATLI, Claire  e  AMINI, Negar. Elaborando o “diálogo” nas comunidades de investigação: atenção ao discurso como um método para a facilitação do diálogo através da diferença. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.299-318. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.22117.

Nas comunidades de investigação, o diálogo é tanto um método quanto um resultado da investigação coletiva. De fato, os aspectos do diálogo - incluindo, aí, a elaboração e a colocação de perguntas, o desenvolvimento de hipóteses e explicações, e a proposta e a demanda de razões - são, frequentemente, sublinhados como tendo um papel significativo na qualidade do desdobramento do diálogo. Nos questionamos, ainda, sobre a qualidade do diálogo, argumentando que o diálogo deveria permitir a expansão, mais do que a condensação, da abertura epistemológica, e que é especialmente importante, nas comunidades multiculturais de investigação, reconhecer as diferenças culturais, perspectivistas e experimentais que existem junto às similaridades como recursos para o diálogo. O propósito deste artigo é destacar duas práticas discursivas que exemplificam a natureza do discurso como uma prática social e que pode ser usada na comunidade de investigação. Atentar para essas práticas discursivas pode possibilitar professores e alunos a refletirem sobre os desdobramentos do diálogo. Primeiramente, situamo-nos em uma sala de aula multicultural da Colúmbia Britânica do Canadá. Articulamos três princípios da comunidade de investigação e, em seguida, descrevemos e exemplificamos duas práticas discursivas: harmonia heteroglóssica e conhecimento lexical. Quando atendidos por professores e estudantes, 1) a harmonia heteroglóssica permite professores e estudantes a começarem a identificar, refletir e discutir sobre as vozes e as perspectivas que são configuradas, uma vez que os participantes investigam juntos, e 2) o conhecimento lexical permite professores e estudantes a começarem a identificar suas atribuições de pensamento e de sentimento para os atores sociais e a reconhecerem e nomearem as posições dos atores sociais em relação a um conjunto de relações sociais. Mais do que um meio de comunicação neutra, o discurso social e o diálogo possuem valores inerentes agregados. Atentar cuidadosamente para o discurso que constitui o diálogo na comunidade de investigação é uma importante ferramenta pedagógica tanto para professores quanto para alunos expandirem sua abertura epistemológica e tornar visível a aprendizagem que se desenrola.

Palavras-chave : Diálogo; Comunidade de Investigação; Abertura Epistemológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )