SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue22Philosophy for children, community of inquiry, and human rights educationUncovering the efficacy of philosophical inquiry with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

ASLANIMEHR, Parmis. Descobrindo a eficácia da investigação filosófica com crianças. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.329-348. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.22119.

Este artigo apresenta um estudo crítico do movimento da Filosofia para Crianças (FpC), que visa à expansão de habilidades de pensamento crítico, criativo e cuidadoso em estudantes por meio do diálogo filosófico. Descreve que tais práticas são capazes de incentivar as crianças a assumirem a responsabilidade no reconhecimento de seus pensamentos e ações, dando contorno ao que elas estão se tornando. O artigo delineia o desenvolvimento histórico dessa abordagem dialógica, para, em seguida, concentrar-se em alguns dos desafios e soluções a respeito da prática de filosofia para crianças. Algumas das principais preocupações levantadas pelos críticos da prática filosófica são abordadas usando argumentos filosóficos, sociológicos e psicológicos, antes de pesquisar a evidência da efetividade de tal abordagem. Este artigo apresenta uma revisão crítica dos estudos que implementaram a investigação filosófica com crianças em diferentes contextos educativos para considerar que esta prática possibilita às crianças a participação em uma comunidade aberta por meio da razão. O argumento conclusivo considera implicações para a prática filosófica tanto nos campos de sua implementação na educação quanto para futuros rumos na pesquisa. Esse artigo traz a afirmação final de que Pesquisa Filosófica Engajada é um meio crucial e necessário para a fazer emergir e promover crescimento social e emocional nos alunos, que podem alcançar um sentimento estável de bem-estar pessoal.

Keywords : Filosofia para Crianças; Investigação Filosófica; Comunidade de Investigação; FpC; Criticismo; Efeitos.

        · abstract in English | English     · text in English     · English ( pdf )