SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Descubriendo la eficacia de la indagación filosófica con niñosSólo di qué piensas realmente acerca de las drogas: concientización acerca de las drogas a través de la indagación filosófica comprometida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

KOVACH, Vanya. Uma aproximação para “filosofar” a discussão. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.349-360. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.221110.

Este artigo responde ao interesse que muitos novos facilitadores de Filosofia para Crianças têm a respeito de como assegurar que uma discussão dos alunos seja filosófica. Duas maneiras de encaminhar esta questão são destacadas, e a segunda delas é identificada como a abordagem sobre a qual meu método se baseia. Particularmente, eu enfoco as questões prioritárias apresentadas pelos alunos que poderiam ser consideradas dúvidas de “indagação psicológica” e ofereço variados desdobramentos para conduzir essas dúvidas a uma discussão essencialmente filosófica. O método se baseia na familiaridade com áreas tradicionais da filosofia, e mostra a prática cotidiana para facilitadores com tal familiaridade. Aqueles que trabalham com desenvolvimento profissional em Filosofia para Crianças podem achar esta abordagem útil para iniciar ou desenvolver oficinas, e os novos facilitadores encontrarão aqui orientação suficiente para serem capazes de aplicar estes desdobramentos na sua prática. A discussão sobre a distinção e o vínculo entre questões filosóficas e empíricas está colocada, brevemente, e uma proposta é direcionada para auxiliar novos facilitadores de FpC a descobrir suas próprias habilidades para encontrar grupos de questões filosóficas relacionadas. Exemplos práticos de desdobramentos no meu método são fornecidos, e um guia para tê-los como base é apresentado. Finalmente, é delineada uma relação entre as questões que surgem de áreas acadêmicas tradicionais da filosofia e a ideia de filosofia como “amor à sabedoria”.

Palabras clave : Filosofia para Crianças; Facilitação; Formação de Professores; Perguntas Filosóficas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )