SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue22Uncovering the efficacy of philosophical inquiry with childrenThe child, literature and philosophy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

ASGARI, Mahboubeh  and  WEBER, Barbara. Apenas diga o que realmente você pensa sobre drogas: cultivando a educação sobre drogas através da Comunidade de Investigação Filosófica. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.361-376. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.221111.

Pesquisas mostram que o programa educativo de prevenção ao uso de drogas, cujo objetivo é assustar ou inibir os jovens a fim de mantê-los na abstinência, não foi efetivo no que tange ao problema da toxicodependência. A ineficácia dessas táticas assustadoras de aproximação ao problema levou aos idealizadores do programa a focar na prevenção e na diminuição do prejuízo associados ao uso de drogas, ou, mais genericamente, na promoção de educação em saúde. Embora significativos programas educativos desenvolvidos nas últimas décadas tenham utilizado a metodologia do debate e, assim, encorajado os estudantes a se expressarem e a serem pensadores críticos em relação ao uso da droga, suas efetivas implementações têm sido um desafio. Esse artigo apresenta a Comunidade de Investigação Filosófica como uma aproximação pedagógica a fim de promover uma educação sobre drogas. Essa abordagem é usada tanto como conteúdo quanto como meios para o desenvolvimento profissional de professores do ensino médio a fim de que os professores assumam seus papéis significativos nesses programas. O objetivo central dessa abordagem é ajudar os professores a tomarem ciência e reavaliar seus preconceitos, suas crenças e comportamentos para que estejam preparados para facilitar uma discussão não estereotipada, senão aberta e reflexiva, sobre os temas relacionados ao uso de drogas. A ideia geral desse artigo está baseada num projeto de pesquisa em andamento financiado pela organização Mitacs. É discutido, aqui, a importância desse projeto primeiramente apresentando os métodos e as abordagens teóricas existentes na área. A partir de então, é mostrado como a Comunidade de Investigação Filosófica pode contribuir para a abordagem tradicional da educação sobre drogas. Finalmente, o artigo descreve como a metodologia e as fases do projetos estão ancoradas num processo dialógico que aspira a uma estreita colaboração com os professores.

Keywords : Investigação Filosófica; Educação Sobre Drogas; Formação e Desenvolvimento Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )