SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Uma aproximação para “filosofar” a discussãoA criança, a literatura, e a filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ASGARI, Mahboubeh  e  WEBER, Barbara. Apenas diga o que realmente você pensa sobre drogas: cultivando a educação sobre drogas através da Comunidade de Investigação Filosófica. child.philo [online]. 2015, vol.11, n.22, pp.361-376. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2015.221111.

Pesquisas mostram que o programa educativo de prevenção ao uso de drogas, cujo objetivo é assustar ou inibir os jovens a fim de mantê-los na abstinência, não foi efetivo no que tange ao problema da toxicodependência. A ineficácia dessas táticas assustadoras de aproximação ao problema levou aos idealizadores do programa a focar na prevenção e na diminuição do prejuízo associados ao uso de drogas, ou, mais genericamente, na promoção de educação em saúde. Embora significativos programas educativos desenvolvidos nas últimas décadas tenham utilizado a metodologia do debate e, assim, encorajado os estudantes a se expressarem e a serem pensadores críticos em relação ao uso da droga, suas efetivas implementações têm sido um desafio. Esse artigo apresenta a Comunidade de Investigação Filosófica como uma aproximação pedagógica a fim de promover uma educação sobre drogas. Essa abordagem é usada tanto como conteúdo quanto como meios para o desenvolvimento profissional de professores do ensino médio a fim de que os professores assumam seus papéis significativos nesses programas. O objetivo central dessa abordagem é ajudar os professores a tomarem ciência e reavaliar seus preconceitos, suas crenças e comportamentos para que estejam preparados para facilitar uma discussão não estereotipada, senão aberta e reflexiva, sobre os temas relacionados ao uso de drogas. A ideia geral desse artigo está baseada num projeto de pesquisa em andamento financiado pela organização Mitacs. É discutido, aqui, a importância desse projeto primeiramente apresentando os métodos e as abordagens teóricas existentes na área. A partir de então, é mostrado como a Comunidade de Investigação Filosófica pode contribuir para a abordagem tradicional da educação sobre drogas. Finalmente, o artigo descreve como a metodologia e as fases do projetos estão ancoradas num processo dialógico que aspira a uma estreita colaboração com os professores.

Palavras-chave : Investigação Filosófica; Educação Sobre Drogas; Formação e Desenvolvimento Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )