SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Figuras da infância: inscrições, circunscrições e incêndiosPor entre as chamas da infância: presente, memória e transmissão de experiências de violência estatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KENNEDY, David Knowles  e  KOHAN, Walter Omar. Sobre facas, infantia, e o inumano: uma leitura lyotardiana de Incendies. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.23, pp.137-154. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23520.

Este texto é uma tentativa de oferecer uma leitura de Incendies, um filme canadense de 2010 escrito e dirigido por Denis Villeneuve, adaptado a partir da obra de Wajdi Mouawad, à luz da noção de infantia de J.-F. Lyotard. A partir desta perspectiva, fazemos uma distinção entre a infância como um etapa temporal da vida humana e a infantia como uma condição humana atemporal: infantia pode ser descrita como a diferença entre o que pode e o que não pode ser dito - o indizível, algo perdido que habita, imperceptivelmente, o dizível como sua sombra, o seu lembrete, algo tácito que funciona como uma condição de possibilidade, a fim de que algo significativo possa ser dito. Como tal, é uma forma do inumano, oposta a outra forma de o inumano, chamado de "desenvolvimento", "competição", "democracia representativa", "mercado", "mundo livre", ou simplesmente "capitalismo". Lyotard afirma que a tarefa política da literatura e da arte é lembrar aquele outro desumano, o que cada alma humana carrega pelo fato de ter nascido de uma necessidade, forçada a abandonar sua condição de indeterminação. "Política", para Lyotard, é a resistência ao inumano da ordem capitalista por meio de lembrar esse outro inumano a partir do qual toda ordem emerge. Esta é a força estética e política de Incendies: apresentar a nós, por meio de sua heroína, "a mulher que canta," um apelo para lembrar o desumano silenciado de onde viemos, e que nossa vida social nos fez esquecer.

Palavras-chave : Infantia; J.-F. Lyotard; Inumano; Incêndios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )