SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Sobre facas, infantia, e o inumano: uma leitura lyotardiana de IncendiesNão mais, mas ainda: experiência, arquivo, infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

JARDIM, Fabiana A. A.. Por entre as chamas da infância: presente, memória e transmissão de experiências de violência estatal. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.23, pp.155-178. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23357.

A partir da peça Incêndios, de Wadji Mouawad, dedicamo-nos neste artigo a examinar os problemas que a transmissão de experiências de violência estatal coloca para as relações entre governantes e governados, alterando os contornos da cultura política contemporânea. Temos como pano de fundo as leituras foucaultianas de Édipo-Rei, de Sófocles, na medida em que o autor procura nela os traços de nosso “inconsciente político” no que se refere às relações entre poder, verdade e saber. Passamos à análise da peça de Mouawad, que, em nossa leitura, não apenas dialoga com Sófocles, mas atualiza a encenação dessas relações entre veridicção, aleturgia e poder, ao deslocar (conforme a experiência história do século XX) o lugar do testemunho para o reconhecimento que confirma a dimensão propriamente trágica do drama. Dedicamos atenção, em seguida, a pensar que lugar o testemunho ocupou no interior do quadro das diferentes respostas que cada estado nacional ofereceu ao problema da violência empreendida contra parcelas de sua população, conforme a norma jurídica do genocídio ou de crimes contra a humanidade. A partir da imagem forte oferecida por Mouawad, da infância como faca cravada no pescoço, encerramos nossas reflexões referindo-nos ao momento atual, em que se coloca para nós a tarefa de escutar o silêncio e abrir passagem para uma entrada decidida no agonismo da história - o que altera, sem dúvida, aspectos centrais das relações de governo nas quais nos movemos.

Palavras-chave : Wadji Mouawad; Incêndios; Governamentalidade; Testemunho; Violência Estatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )