SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número24Anunciación y insurrección de la diferencia sorda: contra-acciones en la biopolítica de la educación bilingüeEl dialogo humanizante como expresión de cuidado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SANCHEZ ALCON, Chema. Escola de pensamento livre. Uma viajem desde o estigma da subnormalidade até o empoderamento de pessoas entre pessoas. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.24, pp.417-441. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.22930.

Épossível que exista uma “escola” onde se “pense” com “liberdade” ecujos “professores” sejampessoas com“incapacidadeintelectual”? Estamos falando da possibilidadede que pessoas que tem“fracassado” “escolarmente”, já adultos, fundamumespaçoescolar alternativo ao ensinoacadêmicodirigido por eles (comos apoios necessários) eonde elessejam os “professoressocráticos” e os ensinamentosqueaquise transmite, que eles transmitem, tenhama ver comopensamento, os valores ou as emoções. Eesse sonho éuma utopia possívelde dois educadores, Chema Sánchez eJuan Carlos Morcillo, edeuma instituiçãoapoiando-os como FEAPS-Plena Inclusão, junto a Filosofia para Crianças-ComunidadeValenciana (FpN-CV) como assessorapedagógica: uma utopia possível, um espaço onde as pessoas não sejametiquetadas por suas deficiências maspor suas potencialidades, umespaçocriativo onde o pensamento, como diziaOrtega, seja uma funçãovital, como respirar oucomo alimentar-se, umespaçoafetivo onde as pessoas sejamocentro de nossosolharesesuas ideais ousonhosouvalores componham as matérias “troncais” doprograma educativo, umespaço instável onde possamos crescerjuntos emdeveres eemdireitos, umespaço libertário que irradie uma nova forma de educar que não se fixe no que sabemos masno que queremos e no que desejamos, umespaçosemcopyrightcujo melhor destino é ser copiado, reproduzido, recriado emoutros lugares onde outras pessoas comincapacidadedecidamtomar as rédeasda educação edemostrar a sociedadeque não existem “pessoas incapazes” masque existemsociedades que descriminamoumarginalizam aos demais emfunçãode determinados padrõessociais que, por certo, não temespaçoemnossaEscola de Pensamento Livre.

Palabras clave : Escola; Liberdade; Pensamento; Incapacidade; Igualdade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )