SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número24Escola de pensamento livre. Uma viajem desde o estigma da subnormalidade até o empoderamento de pessoas entre pessoasInfância é corpo encarnado / Uma perspectiva poético-existencial para o ser criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

BENTO, Fernando. O diálogo humanizante como expressão de cuidado. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.24, pp.443-453. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.24974.

Enquanto construção de singularidades dialógicas difundidas na expressão da alegria e na manifestação do cuidado, é importante ressalvar a necessária congruência entre o pensamento e a ação como o verdadeiro jogo de afetos que constitui a humanidade. Assim, pretende-se esclarecer a posição de Matthew Lipman face a um re-nascimento significativo de uma ética do preferível como realização de uma satisfação que valoriza o hábito reflexivo, sobre si, sobre os outros e sobre o mundo, animados ou inanimados, ou seja, humanos e não-humanos, e, uma re-criação significante de uma experiência de vivência política como definição de um sentido de comunidade, e ainda, de relação humanizante, emocionalmente competente, fundada na tentativa de re-construir cooperativamente uma sociedade generosa, educadora e democrática. Eis um dos fundamentos da Comunidade de Investigação, que nomeamos, não apenas uma comunidade onde a atitude dialógica da comunicação permite reforçar o sentido de comunidade mas também onde reina a filosofia enquanto método e conteúdo investigativos, uma Comunidade Dialógica de Investigação Filosófica.

Palavras-chave : Comunidade de Investigação; Diálogo; Generosidade; Cuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )